Prisões, manicômios e hospitais...


Estranho esse négocio de sala de espera de hospital... Nos deparamos com o que talvez sejamos amanhã...
Já parou para pensar no envelhecer?
Eis que então está ali na sua frente, totalmente dependente, sem movimentar-se direito. Enquanto reclamamos de uma simples torção no dedão do pé, nem prestamos atenção em braços imobilizados por simples batidas no balcão da cozinha, afinal, os ossos depois de uma certa idade não são mais os mesmos....
VOCÊ TEM MEDO DE ENVELHECER?
Eu tenho!
Não pela beleza física, pois esta é fútil e se de nada me serve no presente a não ser para atrair falsos admiradores que querem de mim apenas meu corpo e não me valorizam pelo que eu sou de verdade, tipicamente o caso de "uma noite e nada mais", quando envelhecer não há de ter utilidade alguma mesmo...
Tenho medo por essa relação de dependência, de sensação de estorvamento, de atrapalhação. Não gosto de me ajoelhar sequer para amarrar cadarços, como seria ter de pedir ajuda para coisas simples como alimentar?
Não sei se quero pensar nisso agora. Ver todos aqueles idosos na sala de esperar da emergência do hospital me deixou deprimida. É estranho.... A gente nunca pára para pensar nessas coisas, acha que vai ficar assim jovem para sempre... Lá se foram 21 anos, dentro em breve notarei que mais 21 se passaram, e o que virá depois? Será que estou fazendo o que realmente deve ser feito? Não quero entrar no campo das discussões a la "carpe diem" agora, queria tentar me ater ao fato e ao medo de envelhecer, a não querer ser dependente, a não ver minhas forças indo embora dia após dia, atrapalhando, esperando a morte chegar.
Tenho 21 anos. Em pouco menos de dois meses completo 22. Não consigo me imaginar com 30 anos. Não sei o porquê, mas não consigo fazer tal projeção. Minha imaginação chega só até os 25. você já se imaginou com 30 anos? (sei que muitos amigos tem na faixa dos 24 a 27 anos)
Não quero ser dependente. Não quero envelhecer e ter que ser criança novamente. Mas não dá para mudar isso. Quando se pensa sobre, dá uma sensação de impotência diante da vida... Então me dou conta de que não nascemos, apenas começamos a morrer. Mas aí já enveredo por outras filosofias.
Talvez a velhice (não no sentido pejorativo, por favor, não me entendam mal!) tenha mesmo dessas coisas. Dói refletir sobre. Mas a "imortalidade" deve ser ainda mais dolorida. Buscar o quê então? A fonte da juventude? Pfffffff............ Bobagem...
O que sobra então? Torcer para que os filhos não nos abandonem em asilos fétidos e solitários? E se eu não tiver filhos? Será que eu quero mesmo chegar aos 60 anos de idade? Será que eu quero mesmo chegar longe assim a algum lugar?
Você já pensou sobre isso? O que você decidiu?
É estranho...É estranho... É vazio...

8 Seus Mistérios:

Anônimo disse...

Sempre pensei em questões relacionadas a terceira idade, meu pai sempre foi mais velho que os pais das minhas amigas... Sempre ouvia 'é teu avô?'...
Ele ficou dependendo de mim pra fazer a barba e tomar banho, pra subir no ônibus, pra cortar suas unhas dos pés, mas o resto ele fazia sozinho e muito bem feito!... Tinha a memória melhor que a minha e uma paciência!...
Quando ele morreu eu não pude fazer nada, não tinha como...ele tinha problemas cardíacos e uma ruma de outros problemas de saúde... mas ele lutou até o último instante...
Lutou não pra não morrer (não só pra isso), mas pra não depender de ninguém...
Nunca parei de pensar sobre a velhice e me descobri velha e criança ao mesmo tempo.
Num tem essa de depender... a gente depende de todo mundo o tempo todo. Quem te ama de verdade nunca vai te achar um estorvo por mais cansado que fique.
E pode ter certeza que se tu chegar aos 60, vai ter muita gente pra cuidar de ti...Já reparou que já tem uma ruma de gente que já cuida?
Chega. Senão vira outro post.
bj.

Lua Aaliyah disse...

Inspirada Rute...
Tb já pensei por esse lado aí exposto... Não há só um lado negro..Sendo bem poliana, com o jogo do contente, ao se chegar aos 60 tem-se td q se tem aos 50 mais o tmpo livre para aproveitar. Não é por isso que chamam de "melhor idade"?
Mas, o que eu vi foi outra coisa..Aquilo sim preocupa.. Mas, enfim, como disse-me ontem o perdido acerca desse post, para mim meio século de vida talvez seja o suficiente..

Deixa ser como será...

Bruno disse...

Quando eu era criança ( alguns dizem que ainda sou ) eu tinha um sonho engraçado.Queria morrer entre os 21 e os 25 como os poetas românticos. Queria morrer de tuberculose, incompreendido e amando desesperadamente uma mulher que só descobrisse me amar em meu leito de morte, meu corpo já frio.

É, eu sei que é loucura. Mas enaunto as crianças brincavam, eu lia Bandeira, Vinícius e Cecília; enveredando depois pelos ultraromânticos.

Eu penso nessa questão de enelhecer. Consigo me ver daqui a um certo tempo e enxergo um homem idoso, mas feliz pelo que viveu e sabendo esconder suas tristezas bem melhor que o doido de agora.

O que eu quero da minha velhice é só ter sido feliz por ter amado e me apaixonado por tudo aquilo que me importa: um alguém, literatura, meus amigos.

De repente, Lu, venhamos mesmo a ser velhinhos solitários chorando lentamente à penumbra criada por uma fresta de janela. Se assim for, que o seja. Não se vive mesmo, apenas se inicia uma contagem para o reinício. Para ser recordado ou não. A vida que conhecemos é apenas um calendário da memória. Por quanto tempo lembrarão de nós?

um abraço! um grande abraço!

BOn Jovi - I'll be There For You

Unknown disse...

... conventos e escolas... rs

***

Lu, eu já me peguei pensando nisso... a minha ginecologista disse que a probabilidade de eu engravidar é bem menor do que o normal e outra: eu lá vou botar filho num mundo caótico que nem esse?! Eu não! Bem, sem filhos, acho que vou procurar uma casa de repouso decente pra passar o resto dos meus dias... isso se eu não cometer algum delito ou ficar sem discernimento mental ou virar freira... rsrs

bjs. :)

Bruno disse...

Se for um filho do Luís, eu apoio! Deve ser muito traumático pra criança, ter 5 dias de nascido e jah ser maior que o pai

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

malzs, Jamyle. Não aguentei!

Mas falando sério, acho que vc seria uma mãe legal, afinal, te considero uma pessoa bastante atenciosa!

E Lu, o negócio é vc fazer algum tratamento hormonal com dieta para ser uma velhinha enxuta e chic

Lua Aaliyah disse...

velhinha chic e perua!
Sim, pois td velhinha chic É perua!!!

è Mile, sem filhos...1° pq nao seria eu uma boa mãe, 2° pq n vale a pena condenar um inocente a viver num mundo como esses... Quisera eu ter alguma dificuldade para engravidar, mas sei que sou normal nesse ponto (no único em q não valia a pena...)

E qto ao asilo...Sempre me remetem a frias noites solitárias, chorando ao pé da cama, lembrando de tudo o que passou e que não foi mas poderia ter sido....

Meio século de vida talvez me bastasse de verdade....

Enfim...

farad disse...

90 com aparência de 60(meu sangue envelhece devagar), rabujento com todos menos com a minha filhinha, a Sofia que ainda é só um "projeto".
Vivendo de um dinheiro que aparece todo mes numa conta, dinheiro por algo que eu fiz 30 anos antes, que eu não sei oque foi e muito menos quem abriu a conta pra mim.
Provavelmente ainda vou cuidar de um onte de gente

Luís CS disse...

Na verdade já pensei sim várias vezes na velhice e não, não tenho medo de encarar esse montro debilitador e destruidor. Pelo contrário. Sei que vai ser difícil, que possivelmente terei de me rebaixar a alturas que nunca esperei ter de descer... Mas eu acho que aí já é pensar negativo demais. Afinal ainda há a chance de eu passar a minha velhice com uma boa quantidade de amigos, que também vão estar bem velhinhos, e juntos podermos reclamar e esculhambar o mundo de hoje e lembrar como era bom os "nossos tempos". Não tenho medo da velhice, tenho medo de ficar sozinho nela, isso sim. Acho que aí sim, seria morrer muito mais.

Tecnologia do Blogger.