Astronauta de gesso

“Na lua o lado escuro é sempre igual
No espaço a solidão é tão normal...”

Sexta feira. Manhã. Nublada, mas quente. Havia sido acordada as seis e meia da manhã, isso para alguém que sofre com as ausências de Morfeu (isso para insônia soar poético) é algo um tanto grave.

Ali estava, só em casa. Em frente ao seu computador lia os comments das poucas pessoas que visitavam seu blog – poucas, mas importantes!!! – e começava a ver que tudo se encaixava de forma esquisita.

Estivera a olhar a lua. Era sabido por todos o quanto ela era atraída por esse astro, daí o próprio nome dela. Mas essa não era a única coincidência. Não era muito dada a filosofia, mas dessa vez deixou-se levar. E viu as semelhanças.

Lá estava ela. Sozinha. No meio de tantas companhias. Todos a admiravam, a achavam linda, embora cheia de fases, com um jeito encantador, atraente, companhia literária marcante, até mesmo só para se ficar calado, ali perto, olhando; ela estava ali, tão palpável e ao mesmo tempo tão inatingível. E ela era genial, sempre correta (aliás, foi vendo os comments desse post que surgiu o pensamento deste novo post. Seria esse um post do post? Enfim, continuemos...), todos a achavam certinha, sempre com sua regularidade, nada de inesperado acontecia, quando muito um eclipse raro que encobria sua face bela ou seu sorriso, mas nada que fosse além de uma lágrima ou duas, apenas uma sombra em sua luz; era sempre admirada pelo seu jeito, pelas nuances que a envolviam. Mas, na verdade, ninguém sabia o que se passava em seu lado escuro, que era sempre igual.

E parecia que ninguém se importava com isso. Bastava apenas que ela estivesse ali, a animar quem a via. E na maioria das vezes a pessoas sequer prestavam atenção no esforço dela para estar sempre ali. Toda noite era assim. E mesmo quando ela não aparecia, pouco fazia falta. Apenas alguns poucos sentiam que havia algo muito mais além do que um simples reflexo da luz do Sol que chega até nós em noites claras.

Esses pensamentos a deixaram tonta na outra noite. Ao acordar e ver os comments, aí que deu o clique, entende!?

A genialidade que ela não queria ter era proporcional ao medo de perder essa aparente clareza que a equilibrava no fio da navalha. Continuava não querendo filosofias. A manhã havia chegado. Estava aumentado o calor. O pensamento da outra noite passara. Agora era vida real. Genialidade. Correção. Admiração. Escuridão....

É melhor arrumar minhas coisas e cuidar de não enlouquecer ainda este ano.

6 Seus Mistérios:

Anônimo disse...

sabe, é aquela coisa... pelo menos, eu penso assim. A lua se esconde não importa o quanto vc olhe pra ela, ela irá se tornar nova.

respeito e aproveito o que tem de melhor nos meus amigos.

quanto aos momentos ruins, só pergunto, só checo se eles podem sobreviver às suas trsitezas. Se podem, então eu só acompanho.

Isso os faz fortes. Abraaaaço!

ps: tu tah crescente? XD

farad disse...

Enigma

Se a face que a Lua tem para a terra é e sempre foi a mesma, como se formaram suas marcas e cicatrizes visíveis?
Pois o lado que deveria ter marcas é o que não é protegido pela terra, voltado para o frio espaço.
A lua espera que o astronauta desvende seu segredo?

Lua Aaliyah disse...

E quem garante que é a terra que protege a lua em vez de machucá-la? Por que não o espaço frio e vazio pode ser mais seguro que a terra cheia de gente com suas armas, bombas e palavras??

farad disse...

Ninguém garante.

A Lua é que escolhe se vai querer a solidão calma do espaço ou se vai dar língua para a Terra ou quem sabe seu sorriso de gato .

Talvez enfim o espaço não seja tão vazio tb, no fim é questão de lidar com o que se conhece ou com o que não se conhece.

Viver é complicado, não há garantias e as coisas mudam mais rápido do que conseguimos conhece-las :) ai ai

Luís CS disse...

Interessante... Lados da Lua. Gosto de pessoas, gosto de amigos, sou meio pertubado, eles sabem. Gosto de ver todos be, é meu defeito, não sei aceitar a tristeza, ou o lado negro alheios... A Lua pode ter suas faces, elas mudam, é verdade, mas pelo menos EU não sou um astro, ou tenho outra representação. Eu sou O Luís, disso eu sei e também sei aquilo que os outros significam pra mim. Pouco me importam suas "luas", eu me importo com os meus e gosto deles do jeito que são (coma diária melancolia ou não) e isso é tudo.

Lua Aaliyah disse...

Agora quem n entendeu fui eu.....

Tecnologia do Blogger.